Aprenda abaixo alguns Nós Escoteiros

1 - Âncora Conhecido por alguns como Nó de Marinheiro, e considerado por muitos o mais perfeito nó de união que existe, pois não escorrega facilmente, e é sempre fácil de desfazer, mesmo depois de um bom aperto. Como fazer:

1. Em um dos cabo faça uma volta. 2. Com o outro cabo passe por entre a primeira volta, e por entre as duas pontas do outro cabo. 3. Volte passando o cabo por entre ele mesmo e a volta do primeiro cabo. 4. Aperte o nó (conforme na figura). Atenção: as pontas terminam entrelaçadas e em lados opostos.
2- Arnês É usado para fazer uma alça fixa no meio da corda, é muito prática pois não utiliza as pontas da corda. Como fazer:
1. Sem utilizar as pontas do cabo, faça um volta com o cabo. 2. Passe por debaixo do cabo e por dentro da volta. 3. Aperte o nó (conforme na figura).
3 - Aselha É usado para fazer uma alça fixa no meio de um cabo. Como fazer:
1. Utilizando um cabo duplo, faça um nó simple. 2. Aperte o nó (conforme na figura).
4 - Balsa pelo Seio É usado para fazer duas alças fixas do mesmo tamanho em uma corda. Como fazer:
1. Utilizando um cabo duplo, faça um nó simples. 2. Pegue a ponta em forma de volta e passe por detrás do nó. 3. Aperte o nó (conforme na figura).
5 - Cadeira de Bombeiro É o nó feito com duas alças amplas, uma para atuar sob os braços e a outra por trás dos joelhos, ficando as pontas do cabo livres para os casos de salvamento, sobretudo de certa altura, em casos de incêndio. Como fazer:
1. Dê duas voltas no cabo, sobrepondo-os. 2. Puxe os "lados" de cada um deles. 3. Dê dois cotes, um em cada ponta das voltas. 4. Aperte o nó (conforme na figura).
6 - Catau É usado para encurtar a corda ou o cabo, sem cortá-lo. Este nó, também pode ser utilizado para isolar uma parte do cabo que esteja danificado. Como fazer:
1. Com o cabo, faça um "S". 2. Dê dois cotes, um em cada lado do "S". 3. Aperte o nó (conforme na figura).
7 - Escota É usado para unir dois cabos de diferentes espessuras, ou unir um cabo a uma argola. Este nó é muito importante, pois é com ele que amarramos a adriça à bandeira. Como fazer:
1. Passe o cabo por dentro da argola. 2. Dê a "volta na lagoa" (argola). 3. Volte passando o cabo por entre a argola e a parte anterior do cabo. 4. Aperte o nó (conforme na figura).
8 - Falcaça É um método usado para evitar que as pontas de cordas se desfiem. A falcaça é muito utilizada, pois ela não cria um volume maior na corda. Como fazer:
1. Mantenha uma parte do cabo em contato com a ponta da corda formando um "S". 2. Dê voltas "firmes" em torno da corda, passando sobre o próprio cabo. 3. Quando chegar à ponta da corda, passe a ponta do cabo por entre a argola previamente criada. 4. Puxe a outa ponta do cabo (conforme na figura).
9 - Fateixa É usado para firmar um cabo à uma barra ou numa argola, proporcionando-nos amarrações firmes e seguras. Como fazer:
1. Passe o cabo por dentro da argola duas vezes. 2. Dê dois cotes, fazendo com que o primeiro passe por dentro das "voltas" do cabo (conforme na figura).
10 - Lais de Guia É um nó de grande utilidade, quando necessita-se de uma volta, que não corra ou aperte. É o nó indicado para salvamentos, devendo a volta ser feita suficientemente larga para ser laçada ao peito e sob os braços da pessoa a ser socorrida. Como fazer:
1. Faça um pequena volta com o cabo, e uma segunda volta maior. 2. Passe o cabo por entre a primeira volta, e por detrás da outra ponta do cabo. 3. Pela mesma volta que passamos inicialmente, passa-se o cabo outr vez. 4. Aperte o nó (conforme na figura).
11 - Nó de Correr É usado quando precisamos usar uma alça corrediça, para pendurar pequenos objetos. Como fazer:
1. Faça um nó simples. 2. Passe a ponta do cabo por entre o nó. 3. Aperte o nó (conforme na figura).
12 - Nó de Forca É usado como laço, muito confiável, pois não desmancha sob tensão. Como fazer:
1. Crie uma volta com seu cabo. 2. Corra a ponta do seu cabo até a volta. 3. Dê voltas pelo cabo, sendo que a primeira deve possuir um "nó simples". 4. Passe a ponta do cabo por entre a volta. 5. Aperte o nó (conforme na figura). Atenção: deve-se tomar extremo cuidado com esse nó e evitar brincadeiras.
13 - Nó de Pescador É usado para unir dois cabos. É muito utilizado, pois é seguro, e não se solta facilmente. Como fazer:
1. Faça um nó simples com uma das pontas do cabo, envolvendo o outro cabo. 2. Faça o mesmo com a outra ponta. 3. Aperte o nó (conforme na figura).
14 - Nó Direito É o nó mais popular de todos. É usado para unir dois cabos de mesma espessura. Como fazer:
1. Este é o famoso nó do: "direito sobre esquerdo, e esquerdo sobre direito". 2. Aperte o nó (conforme na figura).
15 - Nó em Oito O nó em oito possui esse nome devido a sua aparência, não tinha percebido? Ele é usado para evitar que a ponta de uma corda se desfie. Pode ser também utilizado por montanhistas para unir dois cabos (nó em oito duplo). Como fazer:
1. Faça uma volta. 2. Faça uma segunda volta, passando-a por trás da ponta oposta do cabo. 3. Passe por dentro da volta oposta. 4. Aperte o nó (conforme na figura).
16 - Volta da Fiel É usado para iniciar ou terminar amarras. Ele é muito importante, por ser a base de outros nós. O fiel não corre lateralmente e suporta bem tensão. Como fazer:
1. Dê uma volta na superfície utilizada. 2. Dê uma segunda volta sobrepondo a primeira. 3. Passe a ponta do cabo por debaixo da segunda volta. 4. Aperte o nó (conforme na figura).
17 Volta da Ribeira É usado para iniciar amarra, ou para arrastar lenha. Este nó aperta a medida que a carga é aplicada, entretanto é fácil desfazê-lo. Como fazer:
1. Dê uma volta no bastão. 2. Passando em volta da primeira ponta, dê voltas na segunda porção do nó. 3. Puxe a primeira ponta para fixar o nó (conforme na figura).
18 - Volta do Salteador É usado para descer de lugares altos, com a necessiadde de recuperar a corda utilizada na descida. Como fazer:
1. Utilize um cabo duplo que sustente um grande peso. 2. Com o cabo duplo crie uma volta em contato com o galho/bastão. 3. Com uma das pontas do cabo crie outra volta passando por dentro da primeira. 4. Com a outra ponta crie outra volta passando por dentro da segunda. 5. Puxe o primeiro cabo para apertar o nó (conforme na figura).

2 Seu comentário é importante:

denys disse...

é muito legal eu gostei, eu aprendir muitos nóe e espero qu etodos aprendam
sempre alerta !!!

igor felix frr disse...

salvei todos eles evou pratica-los em casa preparando para as provas de nós!

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot