LEI ESCOTEIRA E SEUS SIGNIFICADOS


Os 10 Itens da Lei Escoteira

  1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
  2. O Escoteiro é leal.
  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
  5. O Escoteiro é cortês.
  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

[editar]Lei Escoteira - Significado

Para detalhar como um Escoteiro deve agir, Baden-Powell formulou a lei escoteira. Essa lei sofreu algumas adaptações ao longo dos anos, o que gerou algumas diferenças entre países, mas o conceito não mudou. Ou seja, a Lei Escoteira é seguida por todos os Escoteiros do mundo!!
O Brasil adota uma versão próxima a uma das primeiras versões da Lei, com 10 itens. A tradução gerou uma pequena variação na interpretação especialmente dos dois primeiros itens.

[editar]O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que a própria vida

Já falamos de Honra. Quando um escoteiro diz “eu prometo” ou “eu juro”, ou mesmo quando ele diz simplesmente que fará alguma coisa, ninguém deve duvidar dele. Se você mentir, roubar ou for desonesto, perderá sua Honra. Será um assunto que será tratado por seu Patrol Leader em uma Court of Honour, que tomará as devidas medidas.
Curiosidade: Esse é o item que mais sofreu modificação quando foi traduzida no Brasil. Originalmente "A Scout is Trustworthy" significa que "O Escoteiro é Digno de Confiança", que, resumidamente, significa que o escoteiro é honrado, tem honra!

[editar]O Escoteiro é Leal

Um Escoteiro fica ao lado de seus pais e de seus amigos em situações de dificuldade, a não ser que isso venha a resultar em desonra. Ele fica ao lado de seu país, empregadores e empregados.
Curiosidade: Hoje em dia a palavra "Leal" é muito usado como substituto à palavra "honestidade". Honestidade é tratado no item anterior. Na realidade "Leal", nesse item da Lei Escoteira, tem o mesmo significado que "Fiel".

[editar]O Escoteiro está sempre alerta e pratica diariamente uma boa ação.

“Sempre Alerta” é o lema do Escoteiro. Significa que você está sempre pronto para ajudar alguém e atento às coisas que estão acontecendo ao seu redor. Você deve fazer o melhor possível para fazer uma boa ação todo dia, e estar alerta para fazê-la.

[editar]O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros

Kim, um personagem das histórias de Rudyard Kipling mencionado por B.P. no livro “Scouting for Boys”, tinha o apelido de “pequeno amigo de todo mundo”. O Escoteiro procura ser amigável com todas as pessoas com quem se encontra, aceitando que nem todas as pessoas são iguais. As diferenças que as pessoas aparentam ter não tem nada a ver com seu caráter. Você não deve esnobar as pessoas mais pobres e nem demonstrar ressentimento diante de uma pessoa mais rica que você.
Além disso, você faz parte de uma Fraternidade Mundial, ou seja, você tem amigos escoteiros no mundo inteiro!!

[editar]O Escoteiro é Cortês

Cortês significa gentil e educado. Você deve respeitar as pessoas ao seu redor, e respeitar as opiniões dos outros, mesmo que você não concorde. Você deve respeitar os mais velhos e as crianças menores que você.

[editar]O Escoteiro é amigo dos animais e das plantas

Você deve respeitar o Meio Ambiente, ou seja a natureza. O Mundo é bastante frágil, e a ação dos homens tem tornado o mundo ainda mais frágil. Existe um grande número de animais e plantas em perigo de desaparecerem para sempre. Você deve procurar evitar que animais sofram, e não matá-los sem necessidade.

[editar]O Escoteiro é Obediente e Disciplinado

Antes de mais nada, o Escoteiro tem disciplina. Isso significa que você deve sempre fazer a coisa certa na hora correta, tal como a lição de casa, arrumar a cama, ou outras tarefas de casa. Disciplina é fazer as coisas sem alguém ter que mandar você fazer.
Ser obediente é seguir as ordens de pessoas mais velhas ou em um cargo mais elevado que o seu, exceto quando fazê-lo seria desonroso. Se você tiver alguma dúvida pode perguntar, mas sempre demonstrando respeito. Se você não concorda com a ordem, você pode conversar um pouco e tentar fazer outras sugestões. Se você não convencer a outra pessoa, você deve fazer a tarefa com vontade. Lembre-se: durante toda sua vida você encontrará pessoas com jeitos diferentes de fazer coisas. Às vezes o jeito dos outros é melhor que o seu.
Curiosidade: A versão original fala somente em Obediência. A inclusão da palavra Disciplina na versão Brasileira é muito importante, pois as palavras possuem significado diferente mas se complementam.

[editar]O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades

Muitas vezes você encontrará dificuldades para realizar uma tarefa. Não adianta resmungar. Procure resolver o problema. Se você se perder na cidade ou no mato, ou em qualquer situação desagradável, procure melhorar a situação com um sorriso. Relaxe e procure uma saída, não se afobe. Um Escoteiro evita entrar em pânico especialmente se pessoas ao redor podem estar em perigo.
Curiosidade: A versão original diz "O Escoteiro é alegre e assobia nas dificuldades".

[editar]O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio

Um Escoteiro não gasta dinheiro e material a toa. Você deverá controlar seus gastos com cuidado. Se você ganha mesada, procure guardar um pouco na poupança. Não desperdice tudo de uma vez em Coca-cola e doces. Ao ficar mais velho crie o hábito de guardar mais e mais dinheiro para o dia que você estiver desempregado ou para o dia que você se aposentar. Hoje em dia é importantíssimo cada trabalhador guardar o próprio dinheiro para quando se aposentar. Um Escoteiro não deve tornar-se um peso para a sociedade, muito pelo contrário, deve fazer o máximo para ajudar os mais necessitados.
“Bem alheio”: O que é isso? Se eu disser para você: “respeite meus bens”, significa que eu quero que você cuide de minhas coisas. “Alheio” significa “dos outros”. Ou seja, não quebre as coisas de outras pessoas, não destrua propriedade, não pixe nas paredes. Se você acidentalmente quebrar algo, diga a verdade ao dono e ofereça repor o objeto. Cuide das coisas dos outros como se fossem suas.
Curiosidade: A versão original fala somente em ser econômico. A inclusão da expressão "respeitar o bem alheio" foi importante, pois transmite parte da idéia que BP procurava transmitir.

[editar]O Escoteiro é limpo de corpo e alma

Cuide-se. Seja higiênico e limpo. Mantenha uma boa forma física. Tenha pensamentos positivos e saudáveis.

[editar]Conclusão

Quando você fizer sua promessa em frente à Tropa estará dando início a uma fase nova de sua vida. Você está crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos. Sabemos que é mais difícil fazer bem do que fazer mal e mais difícil ser bom que ser mau. É mais fácil destruir que construir. Isso não importa, pois um escoteiro sorri nas dificuldades, e será uma pessoa feliz pois com ele o mundo será melhor. Por isso que BP não usou a palavra "não" na Lei Escoteira. Ele queria motivar atitudes positivas - "sim, faça isso" ao invés de "não, não faça isso!".

19 Seu comentário é importante:

BRUNO :PANTERAO disse...

Vamos lá galera o chefe botou postagem nova logo do qui é mais importante sobre LEI ESCOTEIRA E SEUS SIGNIFICADOS que é importante saberem o que significa cada um deles como esse O Escoteiro é amigo dos animais e das plantas:Você deve respeitar o Meio Ambiente, ou seja a natureza.O Escoteiro é Cortês:Cortês significa gentil e educado.O Escoteiro está sempre alerta e pratica diariamente uma boa ação:Você deve fazer o melhor possível para fazer uma boa ação todo dia, e estar alerta para fazê-la,ETC.ESSE É O MEU RECADO MANDE O SEU PARA VALORIZAR O BLOG SEMPRE ALERTA PARA TODOS.

Monitor Lucas Pedro disse...

Devemos seguir os 10 itens da lei escoteira, Devemos aprender ele e seu significado, Gostei muito desta postagem, muito interessante, para aqueles que ñ sabem o mesmo,,,Gostei Muito Chefe Borges!

Leandro disse...

Quando uma pessoa se integra ao grupo escoteiro é preciso aprender as leis escoteiras, porque nelas existe um significado pra você obedece-las que e muito importante, porque nas suas dificuldades, na ajuda ao amigo ou escoteiro , os animais e as plantas, o respeito ao próximo, ser leal em todas as coisas, honrar as coisas, ser obediente, econômico, e limpo de corpo e de alma. E não esqueça elas vão ser útil a sua vida inteira.

Monitor Ewerton Rosa disse...

Necessário se faz que todos aprendam, e pratique os artigos da lei escoteira, não tão somente nós escoteiros, mas todos, como verdadeiros cidadãos devemos agir para o bem!#VAIPANTERA!

Caio vinicios disse...

Os 10 artigos da lei escoteiras são mt importantes pra uma pessoa.E nois ecoteiros temos q dar exemplo,praticar os 10 artigos dia a dia..†Vai Pantera†

moises disse...

os 10 artigos da lei escoteira são muito importante pratica os artigo na sua rua na sua casa na sua escola sempre alerta

:. Erivaldo .: disse...

Gostei muito dessa nova postagem ! espero que sirva de exemplos para nos e sempre que for fazer algo pensem mais pensem muito mesmo !!

Mateus Vasco disse...

Gostei dessa postagem, espero que todos compreendam e saibam os deis artigos da lei escoteira, assim teremos escoteiros comprometidos com os 10 artigos

alexandre victor disse...

Gostei muito dessa postagem fala sobre o significado dos 10 artigos da lei escoteira sei que esses artigos serve para vida de todos nós e um bom exemplo SEMPRE ALERTA.

mayky disse...

Essas leis escoteiras servem para todos os escoteiros do brasil então vamos demostra que somos uns escoteiros exempla.Sempre Alerta.

raimundo disse...

È como o texto dis nos escoteiro devemos serqui todos esse atigos sempre alerta !!!

saulo disse...

Ai pessoal nova postagem sobre as leis escoteiras e o significados delas!!! e pra quem é escoteiro tem o dever de de aprender e botar em pratica tudo sobre as leis e os artigos escoteiros !!! esse foi o meu recado e espero que todos escoteiros principalmento do G.E.silvio romero tambem comentem e entre mais no blog !!!sempre alerta !!!

igor menezes disse...

para ser um escoteiro de verdade precisa seguir todos esses artigos.

igor ibraim disse...

todos os escoteros tem quer seguir os atirgos da lei escoteira

♥♥Denys♥♥ disse...

ta ai pessoal vocês precisam ter foça de vontade para aprender porque "um escoteiro que não sabe os artigos não mostra que é escoteiro"...
Sempre alerta !!

Matheus Dutra Milagre disse...

Ainda bem que tem gente boa no mundo e que está sempre alerta seguindo bons princípios, como os escoteiros... Eu como sou sempre distraído e me perco em pensamentos filosóficos o tempo todo, virei artista! :D

Acho que a única lei que deve ser sempre seguida é a do coração e ele nem sempre é "bonzinho" hehe, o resto é besteira!

Visitem meu diariodoilustrador.blogspot.com para ver mais ilustrações deste humilde desenhista.

Unknown disse...

Olá, Sempre Alerta...
Como podemos para fazer uma troca de lenço, meu nome é Raphael e sou escotista do 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins - Ceará (GREAPIM) e fiquei muito feliz em saber que nossa arte estão ajudando a vocês...
meu email é: kaffaelgames@hotmail.com

Anônimo disse...

muito legal isso e ainda explica uma por uma para os elementos da patrulha !!!!

josé mauriocio domingos disse...

Ola, o artigo numero um é considerado o mais importante dentre os demais,pois sem palavra e sem honra não somos dignos dos demais SEMPRE ALERTA.

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot