Sinais de pista

Sinais de Pista mais Utilizados
Sinais de Pistas ajudam a deixar mensagens e avisos para outras pessoas que forem passar pelo local que você passou.
É uma boa atividade de observação. Primeiro você deve aprender os sinais de pista, que os Escoteiros usam para se comunicar nas trilhas da floresta e nos campos. Alguns são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.
Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um fim, é que denominamos "pista". Seguir uma pista exige observações que pões em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.
Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os Escoteiros iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.
O aprendizado na pista feito teoricamente, na sede, não pode Ter significado, pois o objetivo é habituar o Escoteiro com as observações naturais. São assim, criadas oportunidades para a aquisição do conhecimento, objetivando a acuidade dos sentidos e o jogo do raciocínio. Uma história inventada durante uma excursão, a procura de um elemento fugido do acampamento, são situações que podem parecer reais.
No aprendizado dos sinais convencionais você deverá observar o seguinte:
a) Os sinais são feitos à direita dos caminhos;
b) Os sinais devem ser visíveis;
c) Quando venta não podem ser utilizados papéis ou folhas;
d) Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo;
e) Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
f) Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais;
g) Os sinais devem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros.
h) Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha, e sim os adotados geralmente.
Vários são os sinais empregados em nossas atividades. Outros podem ser convencionados pela patrulha. Nos desenhos apresentados damos indicações dos principais. Nas indicações de horas, muitas vezes necessárias, como "espere-me aqui às 15horas", devem, os Escoteiros, colocar do lado do nascente um círculo indicando o sol, para o cálculo das horas.
O sinal de "perigo" deve ser colocado onde quer que exista algum, sobretudo onde há "caminho a evitar'.
A pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos. Se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo. Ande devagar e com os olhos bem atentos.





Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot