História da Flor de Lis

  A FLOR DE LIS


A maioria dos escoteiros sabe que a flor-de-lis é o símbolo do Escotismo, mas poucos saberão responder porque esta flor foi escolhida. Se você é um desses, conheça agora a sua história dessa escolha.

  Escolhida por Baden Powell, a flor-de-lis apareceu pela primeira vez como símbolo do Escotismo em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa no primeiro acampamento escoteiro realizado em Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra.

  Mas por que uma flor teria sido escolhida por Baden Powell como símbolo do Movimento por ele criado? Antigamente, a flor-de-lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, Baden Powell chegou à conclusão de que a flor-de-lis representava o sentido de direção; e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o Escotismo.

  Hoje a flor-de-lis representa o Escotismo, identificando todos os países que pertencem à Fraternidade Mundial. A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional é colocado junto à flor-de-lis. No Brasil, o Selo da República, com círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para esse fim. Sob a flor-de-lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, há um nó, cujo objetivo é lembrar a boa ação diária que devemos fazer em benefício de alguém, sem outra recompensa que a de nos sentirmos úteis.

  A simbologia da flor-de-lis é toda ela baseada em valores como fraternidade, dever para com o próximo e união. A propósito, as pétalas que a compõem representam os três dedos da saudação escoteira, que lembram os deveres do Escoteiro para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo. Ilustrando o distintivo de maior graduação no escotismo – Escoteiro da Pátria, a flor-de-lis representa o ideal de vida de todo Escoteiro e resume, em sua imagem, os valores de excelência na vida profissional, no relacionamento com as pessoas, enfim, em todas as atitudes que refletem seu caráter íntegro e humanitário.
 
  Mas a flor-de-lis representa também o esforço de FAZER O MELHOR POSSÍVEL, o compromisso de ESTAR SEMPRE ALERTA e a alegria de SERVIR; esses três lemas conjugam os ideais do escotismo mundial em suas diversas etapas.

  Nosso hino fala de um futuro de flores para a nova geração, jovial, confiante e forte. Sob a égide da flor-de-lis e com a nossa união, podemos ter a certeza que esse futuro vai chegar. 
 

17 Seu comentário é importante:

Monitor Ewerton Rosa disse...

Neste texto informa o porque da flor-de-lis como símbolo, é importante sabermos mais. Á flor-de-lis representava o sentido de direção; e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o escotismo. A flor-de-lis representa também o esforço de fazer o melhor possível, o compromisso de estar SEMPRE ALERTA e a alegria de servir; esses três lemas conjugamos ideais do escotismo mundial em suas diversas etapas.

MONITOR HELMIX LEAL disse...

eate texto estar falando sobre á flo-de-lis que é muito inportante para o escotismo, lá na lua esta a flo-de-lis pra vç ver como a flo-de-lis é inportante. sempre alerta para melhor servi?? valeu!!!

saulo disse...

Esse tesxto esta Falando Por Quê a flo-de-lis foi escolhida por Baden Powell !!!!!! gostei muito desse texto e espero que todos tambem tenham gostado !!!! sempre alerta !!!!

alexandre victor disse...

Gostei desse texto ele fala sobre a flor-de-lis que foi escolhida por Baden Powell ela representa o sentido de direção eo esforço de fazer o melhor SEMPRE ALERTA.

Bruno: patrulha pantera. disse...

É tao bonito saber que uma flor tao linda representa o brasil e o mundo quando for machuca augum amigo no escoteiro lembre da flor-de-lis que vc vai saber que o escoteiro tem que esta sempre alerta.

raimundo disse...

A flo-de-lis representa para nos escoteiro a nossa direção como disse baden powell e o nosso lema que é SEMPRE ALERTA!!!

Monitor Everson disse...

Esse simbolo muito lindo chamado flor-de-lis e escolhida por Baden Powell com uma cor de ouro que e muito bonita
e representa a direção e o nosso lema sempre alerta

SUB WILLIAM SILVIA disse...

a flo-de-lis é muito bonita e nos escoteiro preçizamos valorizar esse simbolo eu amo esse grupo!!!!

SUB-igor menezes disse...

adorei esse texto, vi o que eu sabia e o que eu não sabia aprendir.

Unknown disse...

gostei muinto do texo ela fa coisas que eu nao sabia da flor-de-lis

Monitor Lucas Pedro disse...

E importante sabermos o significado da flor de lis , Muito interessante Gostei Muito desse texto!

Mateus Santos disse...

Gostei muito de ler esse texto espero que todos leiam, e saibam o significado dela, muito importante para nós escoteiros!

RONI CLAY disse...

A FLO-DE-LIS É MUITO IMPORTANTE PARA O GRUPO É O NOSSO SIMPOLO E EU AMO ESSE GRUPO E A MINHA PATRULHA???

SUB:WILLIAM SILVA disse...

a flor-de-lis é o simbolo do grupo escoteiro e devemos valorizar mais!

Júninho disse...

Galera muito importante leiam reflita e pratique o exemplo dessa flor tão importante

Monitor Lucas Pedro disse...

Gostei muito desse texto,,, leia e reflita!

SUB-EVERSON disse...

SEMPRE ALERTA A HISTÓRIA QUE FALA SOBRE A FLOR-DE-LIS
VAMOS VALORIZAR

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot